Project Description

Fazer a barba é uma atividade aparentemente simples, presente na rotina da maioria dos homens. Entretanto, se for realizada de forma inadequada, pode trazer prejuízos para a pele. Confira as dicas e orientações cuidados com a barba.

Quais problemas de saúde uma barba mal cuidada pode trazer ou agravar?

Fazer a barba é uma arte que exige cuidados especiais, como água quente, creme ou gel para barbear, uma lâmina nova ou aparelho elétrico, loção ou creme pós-barba, muita calma e paciência. Uma barba mal cuidada pode acarretar ou agravar uma série de doenças, como foliculite, micoses, dermatite seborreica, acne cística, pelos encravados e pediculose .

“Antes de se barbear lave o rosto com sabonete adequado ao seu tipo de pele. Com a pele higienizada, a lâmina desliza mais facilmente e é possível evitar irritações e doenças”, orienta a Dra. Alba Clausen, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Qual é o melhor momento para fazer a barba? Antes ou depois do banho? Por quê?

O momento ideal para fazer a barba é durante ou logo após o banho. Caso não seja possível, faça compressas com toalha quente por 30 segundos, pois a água quente, o vapor e o calor abrem os poros e deixam os pelos mais macios. Assim, as lâminas deslizam mais facilmente sobre a pele, o que evita irritações e inflamações.

Quais são os cuidados com a pele que o indivíduo deve tomar antes de se barbear? E depois?

Usar creme ou gel para barbear (creme para pele seca e gel para pele oleosa).

O modelo da lâmina interfere no processo? Qual é o aparelho ideal para fazer este tipo de higiene?

O aparelho ideal é aquele que não irrita a pele: lâmina de barbear, aparelho elétrico, depilação definitiva com laser (para os que não se adaptam aos outros métodos, especialmente para os que têm pelos encravados). Sempre utilize lâminas novas e despreze as mesmas após três ou quatro usos. Lâminas usadas muitas vezes cortam e irritam a pele.

Dicas para evitar as irritações e lesões que acontecem

Nunca passe o aparelho de barbear no sentido contrário do crescimento dos pelos. Isso irrita a pele e favorece o aparecimento de pelos encravados.

Comece o ato de barbear pelas laterais da face, deixe a área do queixo para o final – nesta região, os pelos demoram mais para amolecer.

– Após se barbear, aplique uma toalha morna ou use a água quente do banho para retirar o que restou do creme ou gel para barbear.

Enxague o rosto com bastante água fria para fechar os poros e aplique um produto pós-barba. No pós-barba, evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam e irritam a pele. Use uma loção ou creme pós-barba para manter a pele lubrificada e macia .

Use protetor solar diariamente.

– O ideal é que o ato de barbear seja feito com intervalo de um dia e, se possível, faça uma pausa no final de semana para a pele descansar.

“Quem prefere permanecer com barba deve lavá-la diariamente com shampoo. Se os pelos forem muito ásperos e secos, use condicionador para cabelo e apare a barba ao menos uma vez por semana”.

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz